Palestra NEDSCHROEF no SENAFOR 2011

 NOVAS TENDÊNCIAS DE INOVAÇÕES EM PRENSAS DE CONFORMAÇÃO A FRIO

Em tempos de grande competição entre as empresas, os avanços tecnológicos são a resposta para garantir alta produtividade, versatilidade e o aumento da receita e dos resultados.

Flexibilidade na fabricação sempre foi um dos maiores interesses para fabricantes de elementos de fixação e peças conformadas a frio. Troca rápida de ferramentas é a chave para esta flexibilidade, porque apenas assim haverá viabilidade na fabricação de lotes pequenos, aumentando a produtividade.

O tempo de total de troca é muito maior que a chamada troca rápida de ferramentas. Trata-se de obter reprodutibilidade. O tempo de troca vai do momento que se para de estampar o produto, até a retomada de produção com a nova peça. É tudo uma questão de organização, ferramentas e funcionalidades para configuração dos produtos na máquina.

A NEDSCHROEF está continuamente enfrentando este desafio de aprimorar a reprodutibilidade do produto. Um exemplo disso é a redução do tempo de troca de ferramentas com a adoção dos seguintes recursos de Ajuste Rápido do Ferramental:

 

  1. Transfer NEDDRIVE “Troca da configuração das pinças do transfer em um toque”

Utilização de servo-atuadores, ao invés de cames para ajuste individual dos tempos e ângulos de abertura e fechamento de pinças. Tempos extremamente curtos de configuração para disponibilidade máxima da máquina.

  • Regulagem completa do transfer em menos de 15 segundos.
  • Redução no tempo de troca de ferramentas
  • Controle simplificado da presença do blank
  • Controle de colisão
  • Capacidade de conformação aprimorada
  • Manutenção reduzida
  • Velocidades mais altas de produção (inclusive em peças complexas)
  1. Centragem Rápida dos Punções é “a chave é a reprodutibilidade”

O exclusivo sistema de alinhamento punção-matriz para compensar ou centralizar punções em relação às matrizes, é utilizado porque cada punção deve ter um alinhamento específico com sua matriz, permitindo ao operador ajustar o centro dos punções a fim de permitir uma reprodutibilidade perfeita e rápida. Este sistema ajusta o centro do punção nos eixos X e Y por meio da medição centesimais dos desvios, eliminando assim a demora no ajuste dos punções, normalmente executado de forma subjetiva, por tentativa e erro.

 

  1. Motor de avanço “é mais que apenas mover a máquina lentamente”

Com o motor auxiliar de avanço do carro, o operador pode mover a máquina em uma velocidade muito baixa (2 pçs./min), e conformar um produto ao mesmo tempo. Ajustes finos na regulagem da máquina podem ser feitos instantaneamente, economizando tempo, matéria prima e diminuindo o risco de quebra da ferramenta.

 

  1. Cunhas especiais com controles de posição ajustáveis de regulagem rápida.

As cunhas de conformação são fornecidas com controles ajustáveis a fim de permitir a reprodutibilidade rápida e perfeita da posição das cunhas. A fixação rápida das cunhas elimina o uso de ferramentas manuais e permite ajustes de grande de precisão.

 

  1. Sistema de troca do bloco dos punções.

Blocos de punção removíveis permitem a preparação fora da máquina durante a produção e combinados à centragem rápida dos punções reduzem significativamente o tempo de máquina parada, aumentando assim a produtividade e a utilização do equipamento.

 

  1. Sistema de corte NEDSHARE, “corte de alta precisão”.

Uma nova alimentação linear sem o uso de sistemas mecânicos, acionada por meio de servo-motores lineares, permite a regulagem instantânea do comprimento de corte com precisão de 0,01 mm que em combinação com o sistema de corte de impacto e de alta velocidade, fornece blanks com baixíssimas variações de peso e com alta qualidade de cisalhamento.

 

Alexander JANSSEUNE

Sales Manager

Nedschroef Machinery

 

FOTOS:





LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published.*