A importância da calibração da fenda na indústria de fixadores

Você já tentou apertar um parafuso em uma placa de madeira apenas para apertar três quartos e, de repente, espanar a fenda com a chave? Em caso afirmativo, você tem uma reentrância de má qualidade ou uma ponteira de má qualidade. As causas desta má qualidade podem ser muitas coisas,

Propriedades metalúrgicas fracas da fenda ou broca de acionamento,
Uma fenda que não foi formada corretamente,
Um medidor que está fora de sua especificação, portanto, não está em conformidade com sua intenção de design,
Uma ponteira que não está formada corretamente.

Todas essas 4 falhas podem ser evitadas com a medição correta, que é calibrada de acordo com os padrões e usada de acordo com a intenção do projeto. A detecção precoce dessas causas são as seguintes:

A falha metalúrgica é identificada por testes de resistência à torção. Isso é realizado em bits de driver usando um bloco de teste de ponteira. Este bloco de teste é um acessório feito com precisão para segurar a ponteira e usar um testador de torque. Quando os engenheiros desenvolvem as especificações para a força de torção mínima, eles tem que projetar um bloco de teste padrão para que os dados de capacidade de força possam ser usados ​​para definir uma especificação aceitável. Portanto, é extremamente importante que o fabricante saiba qual padrão usar que define o bloco de teste correto e saiba onde comprar o bloco de teste. Essa compra deve ser de um fabricante conhecido que tenha capacidade para certificar o bloco de teste. Veja a Ilustração “A”

Bloco de teste de ponteira

Ilustração “A”

Quando se trata de calibrar a fenda do fixador, existem alguns requisitos de calibragem muito importantes a serem considerados.

Fenda Cruzada

Penetração: a penetração da fenda é definida pela profundidade em que a broca de acionamento entra na fenda e não pela profundidade total de um fenda. A profundidade de penetração é calibrada de forma diferente dependendo do tipo de fenda que está sendo fabricado. Discutiremos a fenda cruzada e a fenda HexLobe®. A medição da penetração da fenda transversal é feita usando um medidor de penetração que tem como ponta um elemento medidor. Este elemento medidor tem uma geometria muito precisa que é perfilada e duplica a própria fenda. Isso permite que o elemento se encaixe em um ponto de referência dentro da fenda e fornece uma profundidade neste ponto de encaixe que é exibido no cabeçote indicador. Essa resultante precisa estar dentro das especificações definidas na norma que está sendo fabricada. Veja a ilustração (B)

Calibrador de penetração de fenda cruzada

Ilustração “B”

Engaste: para a fenda transversal existe um medidor que serve para identificar se a fenda tem o encaixe correto. Agora, isso pode ser feito simplesmente pegando um medidor de plugue de fenda e inserindo-o na fenda e julgar pela sensação de que o ajuste é apertado e deve fornecer uma boa broca de acionamento para conduzir a fenda. O medidor de oscilação permite quantificar o ajuste inserindo o medidor do plugue na fenda e identificando os graus de movimento (consulte a ilustração (C) e garantindo que o resultado esteja em conformidade com a especificação identificada na norma.

Calibrador de engaste (Wobble Gage)

Ilustração “C”

Hexlobe®
Penetração: Tal como acontece com a fenda transversal, a profundidade de penetração não é igual à profundidade total da fenda. Tanto na fenda transversal quanto no Hexlobe ®, há um ponto no final da fenda. A profundidade total da fenda é medida até a parte inferior deste ponto, enquanto a penetração é medida do topo da fenda até a intersecção da parede reta e o início do ponto. Veja a ilustração (D). Há também outro medidor de tipo de penetração, denominado medidor Fallaway. Este medidor de penetração permite uma quantificação de até que ponto um elemento do medidor no-go entra em um fenda. Fallaway é importante porque mede o avanço da fenda, o que garante que haja um bom avanço em que a broca de acionamento possa iniciar.

Calibrador de penetração Hexlobe®

Ilustração “D”

GO NO-GO: a medição da fenda Hexlobe ® é realizada usando um medidor de plug GO NO-GO. A geometria da fenda tem dois diâmetros, um diâmetro inscrito e um diâmetro circunscrito. O perfil entre esses diâmetros é composto por vários arcos. Esses medidores são importantes para o fabricante porque garantem o tamanho correto da fenda em oposição à profundidade de penetração. A tolerância do fixador, dependendo do tamanho da fenda, pode variar de 0,003 ”(HL10) a 0,007 (HL55). A tolerância dos elementos medidores é normalmente de 0,0003 ”- 0,0006”. Existem dois tipos de elementos de medição, a inspeção final e o em processo. Os tamanhos do elemento de inspeção final são menores do que o elemento em processo. O raciocínio por trás disso é que a operação de fabricação usa a tolerância mais restrita que garante que o produto final atenda às especificações finais.

Calibração dos calibradores: os calibradores mencionados acima precisam ser mantidos e calibrados em uma frequência definida pelo uso. Ao calibrar um medidor de penetração, não é importante apenas calibrar o indicador, mas também o elemento medidor. Para calibrar qualquer um dos elementos de medição listados acima, um equipamento de medição muito especializado precisa ser usado em um ambiente controlado por temperatura e umidade. O ideal é que o fabricante use um laboratório que seja credenciado pela ISO17025. Este padrão garante a competência do laboratório para realizar uma calibração que esteja dentro de uma certa incerteza de medição. Ao fazer isso, o fabricante aumentará significativamente sua capacidade de fabricar produtos com alto nível de confiança e minimizar a baixa qualidade.

Indicador de ponteira: é usado para garantir que o perfil esteja dentro das especificações do tamanho da ponteira que está sendo fabricada. Novamente, este medidor é feito com precisão e corresponde ao perfil de fenda cruzado da geometria oposta ao medidor externo do tampão. A broca de acionamento é inserida na fenda e a largura “G” precisa estar dentro de um passo de 0,010 ”embutido no medidor. Veja a ilustração (F).

Calibrador de perfil da ponteira (anel)

Ilustração “E”

Resumo:
Como existem inúmeras fendas para fixadores no mundo, os conceitos de medição mencionados acima normalmente aplicam a mesma abordagem de medição do ponto de vista técnico.

A Wrentham Tool Group ™ fornece não apenas punções e pinos de fenda do cabeçalho, mas também calibradores de fenda para cada um. Este medidor é fabricado em equipamentos especializados que podem suportar as tolerâncias mais rígidas aqui na fábrica de Bellingham, Massachusetts. A empresa também possui no local um laboratório de calibração que é credenciado para ISO17025 e Z540.3 pela A2LA. Isso é importante porque as especificações e tolerâncias dos medidores para esses medidores são tão pequenas que não apenas o controle ambiental é importante, mas a metrologia real aplicada precisa ser consistente dia após dia.